Fechar
contatos
Robert Rajabally
iDStudio de Arte & Comunicação
Tel: (55) 11-4268-0685
R. Felipe Sabbag, 200 - 1o. andar - sala 4M1 - centro
Ribeirão Pires - SP / Brasil
e-mail:
Skype: robert.idstudio
OBS: Por favor, não mande currículos! Não estou contratando no momento. Gratíssimo!
Contatos
Quinta, 27 de Julho de 2017
iD Studio logo

Naturalist Design

idstudio-aulas2016

Redes & Projetos:

LinkedIn Network
linkedin
Bëhance Portfolio
behance
Blog Sintonia
sintonia
Facebook Fanpage
Facebook
Facebook Artist page
Facebook
MartaFotos
MartaFotos
História & Arte
história e arte / natureza
DeviantArt profile
DeviantArt
Espíritos da Natureza
Espíritos da Natureza
Bio E-mail

Biografia do artista Algumas informações sobre o artista.

Robert Rajabally é Ilustrador há 35 anos, descende de família Indo-Britânica e reside atualmente na cidade de Ribeirão Pires (SP). meFormou-se inicialmente pela Escola Panamericana de Arte de São Paulo como Ilustrador Editorial nos "bons tempos" de 1977 tendo estudado com os conhecidos professores da época, Neviani e Mário Tabarin (Desenho e Ilustração Publicitária), João Donato (Animação) e o consagrado Manoel Victor Filho (Ilustração Editorial). Iniciou seu estúdio ainda em 1975, tendo por uns 4 anos também trabalhado simultaneamente como Ilustrador e Diretor de Arte em algumas agências de publicidade e uma editora da região e de São Paulo até 1990. Já participou desde então de 15 exposições coletivas de Ilustração e Design no MASP, (Os Ilustradores no Museu de Arte de São Paulo), no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e no MIS (Arte Fantástica e Ficção Científica no Museu da Imagem & do Som de São Paulo) além dos Salões de Humor de Goiás, Curitiba e Piracicaba até 1992. Na região, foi segundo colocado no Primeiro Concurso de Quadrinhos realizado pela Prefeitura de Santo André (SP) em 1992, com as primeiras 4 pgs do projeto-piloto "Flyer".

Está presente nos Anuários de Arte TALENTO 1, 2, 3 e 7 que traz os ilustradores, fotógrafos, estúdios, produtoras de TV, vídeo, animação & cinema e profissionais de comunicação do Brasil desde 1984 e no Anuário Ilustradores do Brasil. Seu variado trabalho como ilustrador abrange desde Quadrinhos - com dois títulos experimentais publicados pelas extintas revistas POP em 1977 e Garatuja em 1984 - a Ilustração Publicitária e Editorial, passando pela criação para empresas e online para websites. Seu trabalho original de Ilustração Naturalista foi mostrado na Revista Com Ciência Ambiental com texto e artes de sua autoria - matéria de capa - em 2007.
 
Foi membro das principais sociedades de ilustradores que o Brasil já teve desde os anos 80, a maioria já extinta, como o CIB - Clube de Ilustradores do bioBrasil, a ABRASIL - Associação Brasileira de Ilustradores e da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil em diferentes fases de suas existências. Em sua trajetória como Ilustrador Editorial, Publicitário e Designer Gráfico, já ilustrou e criou para dezenas de editoras, empresas, agências e estúdios de criação para capas de revistas e coleções de livros, livros didáticos, infanto-juvenis, institucionais, industriais, embalagens, jogos e brinquedos, websites e mapas naturalistas. Em 1994 foi indicado para o Prêmio Jabuti como ilustrador para Literatura Infantil pelo livro "O Persistente Soldadinho de Chumbo", um clássico de H. C. Andersen editado pela Editora Kuarup de Porto Alegre - RS.
 
Os anos de maturação como artista foram forjando o trabalho preferido de Ilustração Naturalista, consolidando sua atração e ligação pela criação de conteúdos eminentemente mais alinhados às leis que governam a Vida, a evolução e o despertamento da consciência, uma maior percepção do ser humano sobre o mundo em que estamos, com a visão mais espiritualizada que sempre teve sobre a vida e as artes, procurando sempre o equilíbrio entre beleza e conteúdo em tudo que faz, viu a necessidade de se estruturar uma nova linguagem para temas ambientalistas-naturalistas que seja ao mesmo tempo séria, pautada numa ciência mais profunda mas também dinâmica, visualmente rica, interessante e inspiradora de ideais e noções mais elevadas, distante portanto, da temática ecológica comum.
 
Desenvolve seu trabalho tanto tradicionalmente como em meios digitais da Computação Gráfica moderna sobre os quais já lecionou e preparou diversos manuais, cursos e glossários de termos. Lecionou Inglês em diversas fases da Escolas Fisk nos 23 anos de existência da franquia dos pais, pioneira em Ribeirão Pires (SP) no ensino de idiomas com qualidade, tendo completado essa fase com o Teacher's Training Course da Cultura Inglesa em 1980, com duração de 4 meses e ministrado por monitores Ingleses na época. Como professor, treinou alunos para os exames TOEFL e Proficiency por alguns anos.
 
É nativo do idioma Inglês e como
Tradutor Nativo
atende diversos tipos de projetos impressos e online, tanto para Traduções e Versões como na criação e edição de textos bilingues para uma ampla gama de clientes técnicos, industriais, institucionais, produtoras e de comunicação e didática textual e visual em todo o Brasil, além de ocasionalmente ministrar cursos especializados de Inglês para profissionais liberais e empresários que precisem aperfeiçoar sua comunicação. Prefere textos e cursos que dêem ênfase ao Inglês universal, embora possa passar entre as diferenças do Inglês Britânico e Norte-Americano normalmente e quando desejado para fins didáticos ou profissionais. Como Tradutor-intérprete corporativo já realizou 23 traduções simultâneas em eventos solo em período integral para seminários e treinamentos de Telecomunicações e Cabeamento Estruturado de Redes em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo e em Feiras da Telexpo de São Paulo, de 1998 a 2002.

Atualmente, através deste site desenvolve seu trabalho de Ilustração Naturalista de texto e arte espiritualista-científico para oferecer um conteúdo além do usual nessas áreas para informar, inspirar e ajudar pessoas interessadas no Despertamento necessário e na evolução da Consciência, buscando sempre a síntese desse conhecimento universal. Seu mais recente Projeto-online chama-se História&Arte com rico conteúdo original e gratuito para sua cidade.

Sua filosofia de trabalho e vida pode ser conhecida em maior profundidade na seção de Projetos/Visão de Trabalho deste site que propõe alguns conceitos novos para orientar a profissão e a vida: Nova Consciência Naturalista, a Arte Orientada por Evolução e o Livro-online em andamento, Conhecimento Essencial.

bio

Influências:
Minhas principais influências literárias, de arte e quadrinhos começam nos anos 70, primeiro com os grandes Hal Foster (Príncipe Valente), Norman Rockwell e Maxfield Parrish, Gino D'antonio (Epopéia Tri - no Brasil) e Hergé (Tintim, é claro), depois do melhor das revistas Heavy Metal (EUA), Pilote e Metal Hurlant (França) dos anos 80, dos fabulosos quadrinhos e Álbuns Belgas/Franceses, como de Möebius/Gir (Arzach e Blueberry) e Derrib (Yakari e Buddy Longway), Jacobs (Blake et Mortimer e La Marque Jaune) e tantos outros maravilhosos como os incríveis Schuiten e Alex Nino, Rich Corben (por DEN,  Bloodstar e muito mais), Berni Wrightson, M. Kaluta, B. Windsor-Smith e Jeff Jones (por The Studio e muito mais), Hugo Pratt (Corto Maltese), Will Eisner (The Spirit, é claro e pela sua contribuição  para a linguagem das HQs e que tive o prazer de conhecer pessoalmente), Roger Dean (Views e tudo - desde os anos 70), Brian Froud (Faeries e tudo o mais), entre os ilustradores tradicionais e renomados é claro, mas especialmente estes que me são mais especiais, além de Animadores como a dupla Rankin & Bass e Michel Ocelot (Azur et Azmar); dos anos 90 pra cá temos Bill Watterson (Calvin and Hobbes, é claro) e ainda de computer games como LBA (Little Big Adventure 1 e 2 - um primor de concepção e trilha sonora francesas) e a arte (senão o tema...) de World of Warcraft, desde seu início, entre outros, sem mencionar os livros (!), desde sempre, como toda a obra de Robert Scheckley, Asimov (Foundation Trilogy, Principles of Robotics e tudo o mais), Arthur Clarke  (Report from Planet Three, A Fall of Moondust e tudo o mais) e Burroughs (A série sobre Pellucidar, Tarzan of the Apes, o original (!) e todos os outros), Pietro Ubaldi e Ramatis (por H.Maes) e ainda os mais recentes e especialíssimos Secrets of the Soil de P.Tompkins e Christopher Bird, o fabuloso trabalho de Geoffrey Hodson, Marko Pogacnik, Perelandra de Michaelle S. Wright, nos EUA e na comunidade de Findhorn na Escócia (projetos reais em franco andamento hoje e não obras de ficção-científica). Além, é claro, da maravilhosa e decisiva inspiração da música especialíssima de Rush, Moody Blues, John Denver, Fleetwood Mac, Gordon Lightfoot, Judy Collins, Eric Johnson e Dave Mason. Um mix incomum sem dúvida, mas são um espetacular fio condutor e inspirador de virtuosismo, sensibilidade, espiritualidade, humor inteligente, conhecimento e progresso em profundidade, cada um contribuindo a seu modo.

bullet Este site é a convergência de tudo isso em uma só visão de trabalho e arte, para inspirar e atender aos que sintonizam nessa frequência. iDStudio é a forma curta de Intangible-Designs Art Studio:

............................................................................................................................................................................................................................................

Intangível: "adj. Algo em que não se pode tocar ou apalpar. Aquilo que não é diretamente apreciável pela mente mas o é pelo Espírito; -s: Algo insondável, impenetrável, mas que não obstante, frequentemente exerce influência ou é digno de nota".

Intangible: "adj. Not capable of being touched. Impalpable. Not directly appreciable by the mind but is perceived by the Spirit; unfathomable. -n.: Something intangible but often noteworthy or influential nevertheless".

............................................................................................................................................................................................................................................


Última atualização em Seg, 10 de Maio de 2010 10:13
 
© 2001-2015 iDStudio de Arte e Comunicação - Nenhuma imagem deste site pode ser copiada, reutilizada ou distribuida por qualquer meio sem autorização.