Fechar
contatos
Robert Rajabally
iDStudio de Arte & Comunicação
Tel: (55) 11-4268-0685
R. Felipe Sabbag, 200 - 1o. andar - sala 4M1 - centro
Ribeirão Pires - SP / Brasil
e-mail:
Skype: robert.idstudio
OBS: Por favor, não mande currículos! Não estou contratando no momento. Gratíssimo!
Contatos
Sábado, 27 de Maio de 2017
iD Studio logo

Naturalist Design

idstudio-aulas2016

Redes & Projetos:

LinkedIn Network
linkedin
Bëhance Portfolio
behance
Blog Sintonia
sintonia
Facebook Fanpage
Facebook
Facebook Artist page
Facebook
MartaFotos
MartaFotos
História & Arte
história e arte / natureza
DeviantArt profile
DeviantArt
Espíritos da Natureza
Espíritos da Natureza
Matéria de capa / Editorial E-mail

Editorial original
(Publicada na edição #11 da Revista Com Ciência Ambiental em 2007)

Como é sabido pelos nossos leitores, temos pautado, sempre que possível, acontecimentos que revelam o lado bom da relação homem-natureza. Não é uma tarefa fácil porque comumente deparamo-nos com apenas com manobras daqueles que fazem o bem apenas da boca para fora, ou na sua denominação mais apropriada, o marketing verde.
No entanto, temos encontrado bons exemplos. Seja na ciência, na indústria, no governo ou na imprensa, lá estão os bons exemplos de que a natureza encontra paz nas mãos do homem.materia

Desde o lançamento de Com Ciência Ambiental, em julho de 2006, temos privilegiado ações de alguns segmentos da sociedade, como da comunidade científica nacional, das ONGs nacionais e estrangeiras e das comunidades tradicionais. Em branco ficou, porém, o trabalho dos artistas.
Ouvimos dos mais vividos que nunca é tarde. E foi assim então que decidimos que não poderíamos mais adiar uma pauta sobre aquele que é um dos maiores representantes do encontro da arte com a natureza, o ilustrador naturalista.
Resolvemos que o trabalho do ilustrador naturalista seria a capa desta edição, então entrevistamos professores que ministram aula em cursos dirigidos à formação de ilustradores, especialistas na arte dos naturalistas Alexander Von Humboldt, Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas e convidamos o naturalista indo-britânico Robert Rajabally para produzir um artigo sobre o assunto.

Até aí trata-se de um procedimento normal para a produção de uma edição, mas tudo mudou quando recebemos o artigo de 21 mil caracteres escrito por Rajabally. Com ele, vimos que sabíamos ainda pouco, ou melhor, sabíamos mais sobre Rugendas, Humboldt e menos sobre o dia-a-dia dos homens que emprestam sensibilidade ao registro da natureza.
Assim, tomamos uma decisão pouco comum, o artigo de Rajabally tornou-se nossa matéria de capa sem, claro, a pretensão de tornar-se um conteúdo jornalístico sustentado no relato e interpretação de um fato. Trata-se de um registro que jamais nós jornalistas alcançaríamos. Ele vem de dentro do artista, de um homem que há mais de 30 anos conhece a arte da natureza, seus encantos, suas cores e suas fragilidades.

Deixamos que esta edição fosse o espaço para Rajabally convidar os leitores para a abertura de um espaço que Com Ciência Ambiental pretende dedicar ao trabalho dos ilustradores naturalistas. Para isso, a continuação da cobertura sobre a formação do ilustrador, o debate entre artista, cientista e o mercado de trabalho será retomada na edição de junho.
Se deixarmos a arte em segundo plano, recuperamos antes que antes que fosse tarde o espaço que ela merece em nossa revista. As boas-vindas a essa temática não poderia ser melhor.
Convidamos nosso leitor para conhecer a arte e a inquietação do ilustrador Robert Rajabally.

Boa leitura!

Cilene Victor
Diretora de Redação – Revista Com Ciência Ambiental / Julho 2007 - read Leia a matéria

 
© 2001-2015 iDStudio de Arte e Comunicação - Nenhuma imagem deste site pode ser copiada, reutilizada ou distribuida por qualquer meio sem autorização.